Cuidados a ter com os diferentes tipos de pele

4.9.15





















Pele Normal

É uma pele fina, aveludada e macia. Não tem tendência a criar manchas nem borbulhas. Como não produz óleo a mais, também não tem poros dilatados! Esta pele transpira saúde!


Cuidados a ter: É sempre importante limpar a pele diariamente com um desmaquilhante para peles normais e hidratá-la com um hidratante de preferência com protecção solar para o mesmo tipo de pele. Mas, sem hidratação, no inverno ela pode tornar-se mais seca. Por isso, é importante cuidar dela durante todo o ano!



Pele Mista

Esta é um dos tipos de pele mais comuns. E é mista porquê? Porque numa parte do rosto é seca ou normal, e na zona T (testa, nariz e queixo) apresenta características da pele oleosa. Tem tendência para ter poros dilatados no nariz e para eventuais borbulhas na testa e no queixo, assim como para produzir óleo em excesso. Por outro lado, como é seca no resto do rosto, poderá ser mais áspera e aparecerem mais cedo rugas. E aí surge a dúvida de muita gente: mas compro produtos para pele seca ou para pele oleosa?

Cuidados a ter: o ideal será usar duas gamas de produtos diferentes, um para controlar a oleosidade da zona T e outro para hidratar as partes mais ásperas. Para haver mais equilíbrio, poderá optar também por um desmaquilhante para peles normais e um tónico adstringente para controlar a oleosidade. Se possível, uma vez por semana faça uma máscara de limpeza para peles oleosas na zona T.



Pele Oleosa

Devido à grande concentração de oleosidade, é uma pele que brilha mais, tem os poros dilatados e alguma tendência para borbulhas e para a formação de pontos negros. Além destes sinais, ainda tem uma excessiva produção de sebo, que pode levar a problemas cutâneos, tais como a acne.

Cuidados a ter: os produtos para este tipo de pele devem estimular a redução da produção de sebo e ajudar à desobstrução dos poros. Os produtos que contenham ácido salicílico ajudam a fechar os poros e a controlar a oleosidade. Deve lavar o rosto com um gel de limpeza adequado a este tipo de pele, usar também um tónico para controlar a dilatação dos poros e equilibrar o pH da pele, e, de seguida, aplicar um hidratante não-oleoso. A esfoliação é aconselhada 1 ou 2 vezes por semana. Se tiver borbulhas inflamadas, não o faça. Prefira os protetores solares com textura de gel.



Pele Seca

Quem tem uma pele deste tipo também não tem a vida facilitada. É uma pele fina e baça, que repuxa, é áspera, não tem elasticidade 26 27 e com alguma tendência para descamar. As pessoas com pele seca têm uma maior tendência para ter rugas mais cedo devido à falta de água e óleo que a pele produz. A pele seca é mais frágil e por isso mais sujeita a irritações e comichão. É uma pele que envelhece mais facilmente, por ter menos elasticidade.

Cuidados a ter: evite produtos que tenham álcool! Como a pele não tem a barreira de proteção adequada, o álcool facilita o aparecimento de alergias e infeções. Use produtos de limpeza que contenham óleos essenciais e específicos para pele seca. Faça uma esfoliação semanal para retirar as células mortas e uma máscara de hidratação de seguida.



Pele Sensível

Alguns dermatologistas acreditam que a pele sensível é uma condição, outros consideram que é um tipo de pele, porque há peles normais que, por exemplo, também são sensíveis. As peles sensíveis reagem a diversas condicionantes, quer seja ao calor, ao vento, ao ciclo menstrual ou até ao stresse. As atópicas estão sujeitas a sofrer frequentemente períodos de inflamação. Elas sofrem muitas vezes de irritação, vermelhidão, comichão, erupção cutânea e descamação. Se a pele seca não for tratada adequadamente, pode piorar e resultar em vários problemas dermatológicos como, por exemplo, o eczema e a rosácea.

Cuidados a ter: deve evitar-se os esfoliantes e a água quente, porque removem a camada de defesa da pele. Utilize apenas produtos de limpeza para peles sensíveis com pH neutro. O tónico deve ser suave, sem álcool. Se usar maquilhagem, prefira produtos do tipo mineral, porque contêm menos conservantes e substâncias que causam menos alergias e que não irritam a pele. Evite produtos com perfume, álcool, ácido salicílico e microesfoliantes.


Fonte: Guia Prático de Maquilhagem - Inês Franco - o meu livro :) 

7 comentários:

  1. Olá.
    Inês podia indicar quais os melhores produtos para a pele oleosa? Gel tônico e creme.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Adoro adoro adoro! Já o li várias vezes e adoro!
    Espero pelo próximo! E que venha em breve!
    Inês se possível truques e dicas para peles muito branquinhas.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá Inês,
    Artigo muito interessante. Realmente gostaria de ter uma ideia de quais os melhores produtos para pele oleosa! Seria possível aconselhar? Obrigada!

    http://cucasandcookies.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito :)
    http://anacatarina-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Inês. Tem alguma opinião formada acerca do novo Abeille Royal gold eyetech da Guerlain? É que por 108€ gostava de saber se vale o investimento.. Obrigada! ***

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, Inês :)

    Qual é a sua opinião relativamente aos produtos para peles mistas existentes no mercado? Aconselha?
    Coloco-lhe esta questão porque reparei que aconselha a utilização de duas gamas distintas para este tipo de pele.

    Obrigada pela sabedoria partilhada :)

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Ines! Tenho uma pele oleosa e com algumas marcas antigas de acne, quais os cremes que me aconselha? Obrigada pela sua atenção!

    ResponderEliminar